STR

STR

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Robalos com vinil

Boas amigos 
Depois de muito trabalho e muitas grades aqui estou com mais umas capturas.
Vinil!!!! Um caso sério na pesca ao robalo.
Decidi como muitos de vós já sabem adquirir uma speedmaster seabass 330 com o intuito
de me fazer a eles nesta pesca ao vinil.
No meu primeiro dia de testes a coisa não correu como pensava... Robalos zero e alguns vinis na pedra.
No segundo dia optei por ter mais atenção, e procurar um pesqueiro ideial para fazer este tipo de pesca.
Dei com um pesqueiro interessante e que até tinha peixe... Muitos eram os que tentavam a sua sorte 
mas sem resultados, maior sorte para aqueles que ficaram noite dentro á espera que o peixe ali podesse aparecer. O que acabou por acontecer. 
Aí estava eu a capturar uns Robalinhos interessantes com a minha nova vara adquirida propositadamente para o efeito. Uma cana que se comportou lindamente até ao momento de ferrar um robalo com 2,8 kg. Ferro o peixe, controlo o bicho e vai de rebocar o peixe pedra acima.
Peixe no malote e novo disparo e speedmaster seabass no carro por razões que mais tarde irei aqui falar no blog ;).
Dia de pesca terminado.
Aqui deixo as capturas feitas com a vara nova ...










No dia seguinte vara shimano diaflash xta 360 ao ataque com vinil.
Chegada ao spot na hora prevista ;) onde ainda se encontravam uns 6 ou 7 persistentes mas peixe nada, como já estava nas minhas previsões até que não falhei. Vai de fazer os primeiros disparos até que zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz,,,,,,, estava lá uma cavaca.
O Peixe marrava que nem um touro, e eu a pensar olha olha o que é que eu aqui tenho.
Com alguma calma e com a ajuda fundamental de boa malta que lá estava, consegui este belo exemplar.
Volto a dizer que sem a ajuda fundamental nunca teria conseguido tal Robalão ao vinil.
Depois deste ainda saíram 3 peixes todos de bom porte, que por curiosidade até calharam aos dois camaradas que antes me tinham ajudado a retirar este peixe.
Mais tarde soube que noutro spot também saiu peixe de bom porte.
Azar dos azares!!!! então não é que momentos antes desta foto coloco a cana encostada á viatura..... com um vento de sul!!!! já se está mesmo a ver né. Cana no chão com passador partido.








No mesmo dia e sem cana para pescar!!!!! o que faço eu???
Coisa de loucos, meia hora antes de fechar a loja de pesca lá vou eu a correr comprar uma vara nova.
O homem estava mesmo louco com ROBALOS AO VINIL.
O facto é que 7 horas depois de adquirir a shimano best master 330 já estava a cravar robalos, o grandinho e gordinho até parecia estar ovado! Com 12 pilados no bucho he he.
Não foi grande noite mas até foi uma noite divertida entre todos os que tentavam sua sorte.
E assim foi estes dias agitados de pesca ao vinil.
Espero voltar em breve com boas capturas sem nunca esquecer todos os que me apoiaram e ajudaram nestas novas lides.








48 comentários:

  1. Olá bruno
    Nem dá para esperar para arranjar a cana ,compra-se uma nova e toca a carregar neles
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Boas André Matos
      Antes demais obrigado pela participação aqui no blog e bem vindo.
      O vinil usado nao foi o tão famoso que falas ( imitação de enguia ).
      Julgo eu nesta nova aventura de pesca ao vinil, (sendo eu ainda um novato) que quanto mais for parecida a nossa amostra, com o que o robalo anda ali a caçar. Mais probabilidades teremos de obter bons resultados.
      Com isto quero dizer que a cor e o movimento da mesma são determinantes.
      Um abraço até breve e bons disparos.

      Eliminar
  3. boas amigo, já a algum tempo tenho vindo visitar o seu blog e estou a iniciar este tipo de pesca mas não tenho dado com eles, se me puder dar umas dicas e quais os tipos de sitio onde os gajos gostam de andar? obrigado

    ResponderEliminar
  4. Boas sml
    Antes demais grato pela participação.
    Seria simpático da tua parte mais identificação a teu respeito, para tanto eu como pessoas que visitam o blog saberem de quem se trata etc, com esta dica que te estou a dar acredita que vais tirar imenso proveito deste mundo virtual sobre a pesca.
    Sendo assim posso-te dizer que tens de lá ir mais vezes para dares com eles, e quanto ao tipo de sitio será sempre na água. ;)
    Faz lá um esforço nessa questão de identificação e terás inumeras respostas.
    Um grande abraço e desculpa se te fui desagradável.
    Até breve assim espero.

    ResponderEliminar
  5. Boas Bruno, desculpa não ter colocado mais informação da minha parte no comentário anterior mas foi um pouco a pressa e so consegui escrever com o meu nome da goglee. Sou da zona de Ourém, já tenho ído algumas vezes a Figueira e gostava de iniciar este tipo de pesca, mas pelas vezes q tenho ido não tenho tido grandes resultados;(.
    Obrigado com a colaboração e um abraço de Sérgio Liberal

    ResponderEliminar
  6. Boas Sérgio Liberal.
    Assim verás que irá ser diferente entrares neste mundo virtual. ;)
    Se a tua questão vai em relação ao vinil como já deves ter percebido é algo que ainda me estou a iniciar.
    Na figueira existe uma zona ideial para este tipo de pesca. Onde por vezes há surpresas. Aqui não te irei dizer o local nem as condições em que dá peixe. No entanto deixo-te esta dica ( porta-aviões ) . Com esta palavra vais longe ;).
    Grande abraço e grato pela tua compreensão.

    ResponderEliminar
  7. Boas Bruno,
    Obrigado por a dica, sim compreendo q aqui não é sitio para ensinar;) mas eu percebi o que me quis dizer e até já me tinham falado mas nunca la calhei ir, agora bem pudendo já la vou mandar umas varadas a ver se tenho sorte;). Obrigado e boas pescarias, um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Sergio
      Antes demais este pode não ser um sitio para ensinar. Mas pode ser um sitio para aprender :).
      Quanto ao spot que te falei e que pelos vistos já tens alguma informação quero pedir-te para não ires sem antes conhecer o spot antes de o utilizar. Isto porque muito provavelmente é dos mais perigosos que conheço. Lamento a primeira vez que falamos indicar te logo aquele spot, mas realmente é o unico que conheço na figueira para tal modalidade de pesca. Nunca mas nunca lá vás pescar sem antes falar com quem lá pesca com regularidade. Confirma-me que recebeste esta mensagem.
      Grande abraço

      Eliminar
  8. Boas Bruno, obrigado por me avisares mas eu toda a maneira quando la for vou com um amigo que conhece bem o spot, hehe, mas ainda domingo fui a Peniche! se quiseres revelar um spot para esses lados estas a vontade!:)
    obrigado. um grande abraço.

    ResponderEliminar
  9. Boas Sergio.
    Assim fico mais descansado. Não foi comigo mas já lá vi alguém a passar dos limites de segurança e ia-lhe correndo mal.
    Spots em peniche? não há canto que não seja um bom spot. O mais incrivel em peniche ´´e conhecer os pesqueiros e não os spots ;)
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  10. Boas Bruno
    Sim isso é bem verdade, mas eu fui com um amigo que tem la uma casa e conhece uns bons pesqueiros mas a mare estava muito vazia..
    grande abraço e continuação de boas pescarias

    ResponderEliminar
  11. Boas Sergio
    já vi que estás encaminhado :)
    Pode ser que um dia destes nos cruzamos para esses lados ;).
    Abraço e bons disparos

    ResponderEliminar
  12. Master Bruno,

    Antes de mais, bons peixinhos amigo, bem merecidos ;)

    tens que aprender a pousar a cana no carro "à Matos".... hehehehe

    Para que é que servem os retrovisores dos carros... claro, são feitos propositadamente para pousar canas, nunca me caiu nenhuma, nem com ventania ;)

    Grd abr

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Master Matos
      Essa é boa técnica e com garantias.
      Sem dúvida um conselho a seguir, lá está ( adaptação ) ;)
      Abraço

      Eliminar
  13. Amigo Bruno o meu nome é António Reis sou de Coimbra. Acho o teu Blog muito interessante.Gosto da pesca do Spinning e queria pedir-te um conselho. Pretendia comprar uma cana para pescar com vinís , qual a recomendada. Obrigada e boas pescarias

    ResponderEliminar
  14. Boas caro António Reis.
    Não é uma resposta fácil.
    Existe uma variedade imensa de canas é um facto. Em primeiro lugar vai depender se vais pescar em areia ou na pedra. Assim sendo se for na pedra julgo que seja uma melhor opção uma cana mais rija. .. Tipo acção 20/80 ou 50/100.
    Adquiri agora uma speedmaster 20/50 e decididamente não é acção para pescar em pedra.
    No entanto adicione me no face ou mande me um email. Assim dar lhe ei todo o meu conhecimento no assunto.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro António
      Outra questão que por entre amigos temos dialogado é o facto da possibilidade de haver no mercado canas com menos passadores o que vai ajudar no lançamento mas quebra na resistencida da cana ao levantar um peixe.
      Aqui deixo as minhas com algumas observações.
      shimano Diaflash xta 360 50/100gr. utilizo esta cana para amostras flutuantes, uma cana brutal onde a sua força é sua principal arma.
      Shimano Power game 330 20/80gr. Esta a minha de eleição falando de vinis com cabeçotes de 30 gr.
      Shimano Beast Master 330 50/100gr. Uma cana que peca um pouco a lançar, embora só tenha pescado com ela duas vezes ( o que poderei defacto não me ter habituado a ela). No entanto tirei um robalo de 3kg com ela e notei uma suavidade incrivel mesmo incrivel ao trabalhar o peixe.
      Shimano SpeedMaster 330 20/50gr . Fantástica a lançar amostras e vinis abaixo dos 20 gr.
      Como deves ter reparado para spinning a minha eleição vai para a shimano no entanto existe muito mais no mercado.
      Se quiseres e se passares por aqui perto estás á vontade para comigo testares qualquer uma destas canas.
      Abraço até breve.

      Eliminar
  15. Obrigado Nuno. Desculpa só agora comunicar. Acerca da pesca com vinil disseram -me que pescar com vinís na ordem dos 10 a 30 g o cw da cana tem que andar na ordem 10_30 para assim poder lançar longe e é dificil arranjar canas com estes valor nos cw das canas. Qual a tua opinião acerca do assunto. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Antonio .
      A acção terá sempre de ser maior que os vinis. Tanto que como dizes não à canas de acção 10/30. . Por exemplo vinis de 30gr uma cana de 20/80 é o ideal.

      Eliminar
  16. Já agora Bruno a Shimano SpeedMaster 3.30 20-50g é a Shimano SpeedMaster Power Game ?

    ResponderEliminar
  17. Não . A speedmaster bx 330 20/50 é bem diferente da speedmaster Power game 330 20/80.

    ResponderEliminar
  18. Bruno boas tardes.
    Neste caso teriamos no minimo duas canas.Uma para vinis e outra para amostras. Não há uma 4x4. O raio dos € andam caros.Cumprimentos

    ResponderEliminar
  19. Boas Antônio Reis.
    No mercado existe canas com acção 15/60 ou algo parecido com isto.
    Um exemplo de cana boa para ti.
    Cana da barros longitude seabass 330.
    Uma cana a bom preço e ideal para ti.
    Shimano nasci com acção 15/60 é outra que também dava.
    Vega raptor com acção 15/50.
    Estas são algumas que te dariam para ambas as situações.
    Abraço

    ResponderEliminar
  20. Boas tardes.
    Bruno falando em botas para spinning, para andar em cima de rochas sem cair o que me aconselhas

    ResponderEliminar
  21. Boas Caro António
    Essa já é uma questão bem dificil.
    O melhor sem dúvida seria umas botas que existe no mercado, em que as mesmas têm uns pequenos pregos na sola, embora o preço em nada é apetecível.
    Esse risco de cair nas pedras é algo que só desta forma o poderás solucionar.
    Pessoalmente utilizo a bota mais vulgar para quem usa calça de neoprene. Em que com umas meias de neoprene se adquire um conforto incrível mesmo dentro de agua.
    Abraço

    ResponderEliminar
  22. Boas amigo Bruno. Gostava de saber na tua opinião qual será a cana actual que mais longe lança. Obrigado

    ResponderEliminar
  23. Boas Caro Antonio
    Essa é uma questão muito complexa. Senão vejamos.
    Cana para lançar amostras flutuantes ou vinil.? Sendo vinil ou amostra vai depender do peso das mesmas a cana a ser utilizada.
    Outro factor tem a ver com a tua altura. No mercado deve existir umas 150 canas de spinning. Como é óbvio não existe nenhuma que se possa dizer. .. Esta é a que mais lança. Daí todos os factores que te falei são determinantes.

    ResponderEliminar
  24. Como os vinis estão na moda e a obter excelentes resultados seria para esse fim. A minha altura é 1,79m. Ouço dizer que as speed maters 3.30 ax são grandes máquinas. Concordas. Aliás parece que também tens uma. Qual o modelo da tua? Obrigado. Vives numa terra maravilhosa.Mais uma vez obrigado A. Reis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Antonio
      Sem duvida das melhores canas para spinning e das mais faladas a nivel nacional,
      No entanto só agora adquiri a minha. A minha é a nova 330 bx de acção 20/50.
      Se for para pescares areia sim está é uma exelente cana.
      Agora se pretendes pescar onde existe muita pedra aconselho te a mesma cana mas de acção 50/100 pois torna te mais facil controlares um peixe grande.
      abraço

      Eliminar
  25. Boa tarde Sr; bruno diga-me uma coisa onde posso adiquirir uma diaflash 360 de tres partes 50/100 nem que seja usada conhece alguém que tenha uma, não quer vender a sua.
    Cumprimentos
    Paulo
    Contacto
    paulo_mtr@hotmail.com
    917746076

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas paulo
      Tens a resposta no teu google+.
      Abraço

      Eliminar
    2. Sr;Bruno estive a ver não têm nada não se importa de mandar para o meu mail
      Cumprimentos
      Paulo Manuel
      Já agora posso ficar já registado no seu blog,ou tenho de dar mais informações

      Eliminar
    3. Caro Paulo
      Depois do nosso contacto tel. espero que em breve apareça por este mundo á venda a sua tão desejada diaflash 360 50/100.
      grande abraço

      Eliminar
  26. De: António Reis
    Caro Bruno comprei uma cana Cinnetic igual á tua e fiquei maravilhado com a cana e com a sua prestação. Agora é dar-lhe trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas António
      Fizes-te uma boa opção, relação qualidade/preço dificil de bater.
      Quanto á cana em si, se te aparecer uns robalos de peso ;) podes ficar á vontade pois é mesmo com esses que a cana demonstra ser de imensa qualidade.
      Abraço e que para breve se ferre aí o tão procurado cabeçudo ;).

      Eliminar
  27. Bruno és tu que fazes os teus vinís? São muito fixes. Como faço para poder adquirir uns idênticos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro António, os meus vinis são todos comprados tal como os cabeçotes. Os da marca lunker city são os que mais utilizo.
      Abraço

      Eliminar
  28. Boa tarde,

    Chamo-me José Almeida. Necessito de um conselho, se tal for possível.

    Queria me iniciar na pesca ao Spinning.
    Já tenho feito pesca ao corrico, mas sempre com Buldo/Bulrag, nunca só com a amostra.

    Tenho um orçamento extremamente limitado, neste momento é-me impossível adquirir canas ou carretos novos.. Tenho uma cana Hiro Sea Spin SSP 400 MK2. Pelo nome, parece ser feita para Spinning, mas como tem tamanho 400cm, acção de ponteira 40-120, pergunto-me :
    - Esta cana SSP 400 MK2 servirá para este tipo de pesca ?

    Outra pergunta. Sou da zona de Carcavelos. Antigamente ainda se apanhavam uns robalos e bailas ao corrico por aqui, mas já desde 2007, que esse peixe quase desapareceu :
    - Sabe se existem ainda pesqueiros aqui na zona ?
    Não preciso que me indique o local exacto, mas simplesmente que me indique se existem pesqueiros aqui perto, e se não vou estar á procura deles á toa.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  29. Caro josé Almeida.
    Relativamente a essa cana eu não a conheço mas parece de acção muito alta 40/120 para trabalhar com amostras de superfície e vinis. Penso que tens cana para colocar uma chumbada de 40 gr com um estralho de 2 metros e uma raglou como amostra. Assim Fazes uma pesca ao Carrico a bater os fundos dos spots. Se andar lá peixe Fazes Capturas pela certa. Relativamente à tua zona aí já não conheço nada pois sou da zona da nazaré e nunca pesquei para esses lados. Mais alguma coisa estás à vontade abraço

    ResponderEliminar
  30. Boa tarde,

    O meu último post de 05/09 de agradecimento á sua resposta não passou, não sei porquê.
    Aproveito para lhe perguntar se acha que algum destes carretos tem categoria para "spinnar" :
    Browning Syntec FX330
    Browning Black Magic 830
    Não sei porquê, ajeito-me melhor com carretos de drag traseiro...

    José Almeida

    ResponderEliminar
  31. Boas,

    Desculpe : O primeiro carreto é um Syntec SR330 e não FX330

    José Almeida

    ResponderEliminar
  32. Boas josé.
    Sim safas te bem com esse Carreto. Embora tenhas de ter em atenção a velocidade de recuperação. Esse Carreto tem 6,2 de recuperação assim sendo Fazes uma recuperação mais lente para as amostras não virem a trabalhar a 200 km/h ;).
    Abraço

    ResponderEliminar
  33. Bruno tudo bem? Como vai a obra?Bruno queria só perguntar-te quais os cabeçotes indicados para as amostras da LUNKER CITY? Obrigado e saúde.

    ResponderEliminar
  34. Boas Antonio.
    A casa vai indo. Devagar mas vai.
    Quando aos cabeçotes tanto eu como spinneres de vinil utilizamos cabeçotes de fabrico artesanal. Tenho aqui no blog uma publicação ( stocks de vinil) onde tens lá lunker city com os tais cabeçotes. No entanto tem atenção a acção da tua cana... Isto porque se tiveres uma acção 50/100 fica te difícil usares cabeçotes abaixo dos 20gr. 80% das vezes eu utilizo os de 30 gr.

    ResponderEliminar
  35. Não sei se já te disse,mas já ca canta a CINNETIC igual a tua. O raio da cana é linda e faz cá uns lançamentos que não te diigo nada.Há quem diga que a cana é um pau. Eu cá não acho.Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Antonio,
      é uma cana muito boa sim, e quanto á ideia de ser um pau vais-he dar valor quando tirares um peixe de 3ou4 kg. aí sim um balo pau vai fazer a diferença.
      A abraço e quando isso acontecer conta-me.

      Eliminar