STR

STR

windguru como entende-lo.



Boas leitores
Aqui vou de uma forma geral fazer uma leitura rápida sobre como poderemos observar o windguru.
1- Dias da semana, em que cada dia tem 5 ou 6 pontos de informação por onde nos podemos regular e escolher a melhor hora para nós pescarmos.
2- Temos o estado do vento e sua velocidade (parte superior) incluindo suas rajadas também (logo a baixo parte inferior), no icone deste poderemos alterar para nós, kmh, milhas por hora etc.
3- Temos a direcção do vento, como exemplo poderemos verificar que na terça feira teremos vento de norte de madrugada e durante o dia vento este ( vento de terra )
4- Temos a ondulção ou seja quantos metros as ondas poderão atinjir, juntamente a esta barra que se encontra a roxo na imagem teremos de ter em atenção o periodo da onda que é o ponto 5.
5- Aqui vimos o periodo da onda, algo a que devemos dar imensa atenção. Aqui vou dar um exemplo de que se tivermos um mar de 1 metro com periodo de 5 é sinal que o mar vai estar paradinho, mas se tivermos um mar de 1 metro com periodo de 20 Vai estar um mar brutissimo e impossivel para pescar. Com este exemplo espero que entendam o quanto é importante o periodo da onda.
6- Direcção da vaga. Outro ponto importante visto que poderá fazer toda a diferença. Como exemplo posso dar imaginemos um molhe ou pedra rumo ao mar tipo uns 1000 metros, se tivermos a direcção da vaga de norte o que vai acontecer? O mar só vai bater no lado norte desse molhe ou pedra. espero que entendam.
7- Temos as temperaturas da agua.
8- Nebulosidade. Isto que nos poderá indicar chuva ou apenas nebulosidade.
9- Precipitação . Aqui indica a quantidade de agua que vai cair o metro cubico acho. tipo precipitação de 0.3 qualquer casaco aguenta, mas se for de 5 atenção que é muita chuva mesmo.

Espero que esta dica vos posso dar utilidade principalmente a quem ainda não sabe utilizar o windguru.
Desculpem aos mais atentos a forma prática como escrevi.
Um abraço até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário